sábado, 25 de junho de 2011

Aleida Guevara Encerra 10ª Jornada de Agroecologia

   "Devo tudo o que tenho aos camponeses, são eles que sustentam a sociedade".
Foram com estas palavras que Aleida Guevara, médica cubana, filha de Che Guevara, iniciou sua fala neste sábado no ato de encerramento da 10ª Jornada de Agroecologia, em Londrina.

  Após 3 dias de análises em torno das condições da agricultura no país, e os desafios com o desenvolvimento da Agroecologia, além da realização de inúmeras oficinas e seminários que abordaram experiências em torno de práticas agroecológicas na agricultura, mais uma Jornada chega ao fim.

  Com a participação de quase 4.000 participantes, a cidade de Londrina, recebeu os participantes da 10ª de Agroecologia que abriram o evento com uma marcha pelo centro da cidade.

  Já no encerramento da Jornada Aleida ressaltou a concepção de paz no mundo, que enquanto haver crianças passando fome, não haverá paz, e para o fim da fome é indispensável a agricultura camponesa com base agroecológica. Ressaltou ainda que para alcançarmos Justiça Social, é fundamental a realização da Reforma Agrária e haver respeito para as terras dos povos tradicionais.