A Associação de Cooperação Agrícola dos Assentamentos da Reforma Agrária do Oeste do Paraná, foi criada em 2005 com o intuito de buscar o desenvolvimento cooperado das famílias assentadas na Região Oeste do Paraná.
Região onde as políticas agrícolas são voltadas quase que exclusivamente para as grandes propriedades rurais e produtores de monocultivos, contrários a realidade dos assentamentos da região, os quais são detentores de pequenas áreas cultiváveis, produzem basicamente para o auto-sustento das famílias e não possuem incentivos através de políticas públicas adequadas para sua realidade.
Sendo assim, a fundação da entidade partiu da necessidade de organização própria das famílias assentadas em buscar formas de aglutinação de força para, de forma cooperada, construir alternativas de desenvolvimento, conhecimento e produção.
Por isso ela é constituída por pequenos produtores, assentados da reforma agrária, e possui objetivo claro de lutar pelo desenvolvimento sócio-econômico das famílias assentadas da reforma agrária do Oeste do Paraná.
E se sustenta em três pilares fundamentais: o direito a Terra, como bem comum a todos os povos, sua valorização e proteção; o direito a Vida, na busca por garantias de sobrevivência digna a todos os povos; e a prática da Agroecologia, como ferramenta transformadora, que possa garantir a vida da terra e dos camponeses que dela sobrevivem.