domingo, 24 de julho de 2016

Oficina de podas de frutíferas é realizado.

Hoje foi realizado a Oficina de Poda de Frutíferas no Assentamento Valmir Motta, atividade a qual realizada pelo técnico do Centro de Apoio e Promoção a Agroecologia – CAPA, com o intuito de aperfeiçoar tanto teoricamente quanto na prática a importante arte de realização das podas nas frutíferas, contribuindo assim o melhoramento da sua produção.

As famílias participantes são todas envolvidas no processo de certificação agroecológica através da Rede Ecovida de Agroecologia.



quinta-feira, 30 de junho de 2016

CAPA realiza oficina de Olericultura

O Centro de Apoio e Promoção a Agroecologia – CAPA, realizou no dia de hoje oficina sobre Olericultura, no Assentamento Valmir Motta, a atividade contou com a participação dos grupos de certificação da região, bem como alunos do curso de extensão em agroecologia do Colégio Zumbi dos Palmares do próprio assentamento.

A atividade faz parte de uma série de ações planejadas a partir do convênio de parceria firmado entre a ACARP-OESTE e o CAPA.


sábado, 25 de junho de 2016

Grupo de Certificação Resistência Camponesa

No dia de hoje, estivemos no Pré-Assentamento Resistência Camponesa, em Cascavel, iniciando a organização do Grupo de Certificação da Rede EcoVida de Agroecologia, o qual consiste em dar a certificação de que a produção das famílias certificadas são sem agrotóxicos e Camponesa, antigo Acampamento Casa Nova, existe desde 1999, por ali já passaram milhares de famílias, e graças a luta destas famílias hoje já existe um processo com os princípios da agroecologia.
O Pré-Assentamento Resistência de constituição do assentamento junto ao INCRA, e que depende somente da burocracia do governo para que as famílias possam definitivamente serem assentadas.

Inicialmente a conversa foi apenas com a coordenação do Pré Assentamento, explicando para os coordenadores o funcionamento da Rede Ecovida e as exigências legais para a certificação.



segunda-feira, 20 de junho de 2016

ACARP-OESTE firma convênio com o CAPA

      A Associação de Cooperação Agrícola firmou no dia hoje convênio de parceria com o Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia, o CAPA, importante entidade que a mais de 20 anos apóia os agricultores no desenvolvimento da Agroecologia, principalmente na região de Marechal Candido Rondon, sendo uma das principais organizadores da Rede Ecovida de Agroecologia na região oeste do Paraná.

     O convênio inclusive é para a disseminação de grupos de certificação agroecológica dentro das áreas da Reforma Agrária da região Oeste, especificamente na micro região de Cascavel.

     Ao longo da nossa caminhada aprendemos que para o desenvolvimento da agroecologia as parcerias são fundamentais, principalmente com amigos que já estão a tanto tempo na luta por uma agricultura mais humana e sustentável.