sábado, 29 de janeiro de 2011

PAA em Santa Tereza do Oeste


     Também em Santa Tereza do Oeste, estiveram reunidos com a técnica da CONAB-PR, Simoni Gugelmin, produtores do município participantes do Programa da Aquisição de Alimentos, na Câmara Municipal de Vereadores, com o intuito de esclarecimentos de dúvidas e encaminhamentos em relação ao início da entrega dos produtos.

     Em Santa Tereza do Oeste participam do PAA-Doação Simultânea 26 produtores, que beneficiarão 9 entidades assistenciais, beneficiando tanto os pequenos agricultores familiares na garantida da comercialização quanto na segurança alimentar de crianças, jovens e adolescentes envolvidos nas entidades recebedoras.
     O  projeto deste município foi possível graças a parceria entre produtores, Prefeitura Municipal, Câmara Municipal de Vereadores, ACARP-OESTE e COOPERCAM - Cooperativa de Produção e Industrialização Camponesa, a qual é proponente do projeto.

Programa de Aquisição de Alimentos - PAA

Reunião com a CONAB sobre o PAA
     Neste sábado, 29 de janeiro de 2010, estiveram reunidos no Assentamento Valmir Motta de Oliveira, em Cascavel, produtores e representantes de acampamentos do município, para tirarem toda e qualquer dúvida a respeito do Programa de Aquisição de Alimentos, o PAA, onde na ocasião contamos com a presença da técnica da CONAB-PR Simone Gugelmin.
     O programa, na modalidade CPR Doação Simuntânea, irá beneficiar 54 famílias acampadas no Município de Cascavel, onde cada uma receberá em média o valor total de R$ 4.500,00, de acordo com os produtos entregues.
     E beneficiará também diretamente 2 entidades, a Escola Itinerante que conta hoje com mais de 150 crianças matriculadas dos próprios acampamentos, e o Banco de Alimentos da CEASA-PR, que distribui estes produtos para mais de 100 entidades locais.
     Também estiveram presentes representantes da COOPERCAM - Cooperativa de Produção e Industrialização Camponesa, a qual é a proponente do projeto e equipe técnica da ACARP-OESTE.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Sombra e Agreocologia

     Numa tarde de sol escaldante, foi embaixo de uma sombra de uma paineira que as 34 famílias que praticam agroecologia avaliaram o processo de transição do modelo agrícola do convencional para o agreocológico.
     Todas ainda são acampadas no Acampamento 1º de Agosto, em Cascavel, e mesmo com todas as dificuldades que um acampamento lhes oferecem, iniciaram o plantio e cultivo de uma área de 1,5 alqueires para cada família no modelo agroecológico.
     Dentre estas famílias, apenas 15 são participantes do Programa de Aquisição de Alimentos, e as demais mesmo não tendo a garantia da comercialização de seus produtos, aderiram ao plantio orgânico, por entenderem o benefício econômico, ambiental e saudável para cada uma.
     Os problemas levantados não foram muitos: atraso no plantio, primeira experiência com a agroecologia, plantas indicadoras como o "leiteiro" em grande quantidade, falta de preparo de caldas que combatessem algumas pragas.
     No mais, a experiência vai muito bem obrigado e já é claro para todos a redução de custos da produção.
     A reunião foi coordenada pelos educandos em agroecologia de pós-médio e médio, Silvio, Andréia e Valmir, vinculados a ACARP-OESTE.
     E o próximo encontro ficou para o dia 22, sábado, onde será desenvolvido uma oficina para o preparo de caldas repelentes a base de ortiga e guanxuma.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Projeto de Reeducação Ambiental, veja o vídeo.

O Projeto "Agroecologia para a Reeducação Ambiental, patrocinado pela Eletrosul Centrais Elétricas S.A. chega ao fim, porém com a garantia da continuidade do trabalho realizado pela ACARP-OESTE na assistência técnica, estímulo a cooperação agrícola e o disseminação de práticas agroecológicas para a promoção do desenvolvimento econômico das famílias camponesas.
Vídeo mostra seminários e oficinas realizadas na aplicação do projeto.