terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Práticas Agroecológicas: sacos de jornal.

      Agricultora Acampada no Acampamento 1º de Agosto, desenvolve práticas agroecológicas na confecção de sacos de jornal para a produção de mudas de abóbora, moranga, pepino e melancia.
      A partir do reaproveitamento de jornais, a folha é enrolada em um tubo pvc, um dos lados é enrolado e pronto, basta colocar uma terra com bastante matéria orgânica, de preferência utilizar uma compostagem de esterco e capim.
      Quando as mudas estiverem prontas, basta apenas enterrar o saquinho de jornal com a muda em cova adubada, sem precisar de tirar o jornal, o qual acaba sendo "desmanchado" com o tempo.





      Esta prática, garante a boa qualidade das mudas, a baixo custo, sem a necessidade de utilização de bandeijas de isopor ou de plástico, a base de petróleo e nada sustentáveis.

      Para a produtora Izabel, "a produção de mudas nestes copinhos além de favorecer o bom desenvolvimento da planta, dá tempo para o produtor o preparo do solo e controle das plantas indicadoras".

A Agroecologia garante diversidade ambiental.

      A partir das oficinas de Adubação Verde, do Projeto de Reeducação Ambiental, famílias pré assentadas na Fazenda Cajati, Município de Cascavel, comprovam que práticas agroecológicas garantem sustentabilidade ambiental das lavouras, como aqui no consórcio de Mucuna Cinza com o milho crioulo.
      A Mucuna Cunza é da família das leguminosas, fixadora de nitrogênio ao solo, é de rápido crescimento, garantindo boa cobertura do solo, competindo com plantas indicadoras, e ótima produtora de massa verde.